0 |
Carrinho de Compras |
Favoritos |
VALÊNCIAS DE APOIO ESPECIALIZADO
São parte integrante do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA)
"Um sonho que se sonhe sozinho é apenas um sonho. Um sonho que se sonhe em conjunto com outros é realidade.”
Nelson Mandela
Qual é o papel da escola?
Depois de conhecermos os pilares da educação, facilmente compreendemos o que se espera de uma escola inclusiva.
A educação inclusiva é um modelo educacional que procura garantir o acesso, participação e aprendizagem de todos os estudantes, independentemente de suas características, necessidades, competências ou diferenças.
O objetivo principal é criar um ambiente educacional que acolha a diversidade e promova a igualdade de oportunidades para todos. Na prática, a educação inclusiva envolve a adaptação de práticas pedagógicas, estratégias de ensino, materiais didáticos e ambientes escolares para atender às necessidades individuais de cada aluno.
O Agrupamento de Escolas de Alapraia, ao longo dos anos, com o trabalho, envolvimento, dedicação, generosidade e paixão dos seus profissionais, tem-se dedicado à promoção e disseminação dos valores de inclusão, diversidade e equidade para todas as crianças, nas nossas escolas, na observância do preceituado no Decreto-Lei n.º 54/2018, no que respeita à Educação Inclusiva.
Somos reconhecidos como uma referência no que respeita à inclusão, em Cascais; feedback dado por profissionais, pais, Autarquia, Ministério da Educação, Saúde Escolar e comunidade escolar. Temos tido comitivas de vários países a visitar-nos e a tomar contacto com o trabalho realizado pelos nossos profissionais, diariamente, no domínio da Educação Inclusiva.
Estas visitas realizaram-se com o intuito do aprofundamento legislativo que os diversos países pretendiam fazer na área da Educação Inclusiva. Os elementos do Ministério da Educação, Direção-Geral da Educação elegeram o nosso Agrupamento, porque a nossa forma de trabalhar a inclusão, operacionaliza (transporta para o terreno) de forma clara, a Educação Inclusiva consagrada no Decreto-Lei n.º 54/2018.
Falar de Inclusão é falar dos princípios que movem a humanidade na procura constante de ideais e concretizações, muitas vezes considerados utópicos, na busca de sociedades mais democráticas, inclusivas, justas e equitativas. Os princípios da equidade e da inclusão fazem parte, também, dos valores fundamentais da UE e encontram-se consagrados nos respetivos Tratados.
O nosso Agrupamento tem três Valências de Apoio Especializado (VAE) que integram o Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) e funcionam em dois estabelecimentos do Agrupamento: Na EB/JI AH Oliveira Marques (Areias de São João) funciona uma Valência de Apoio Especializado (de multideficiência), na Escola Básica de Alapraia, a escola sede do Agrupamento, funcionam duas Valências de Apoio Especializado para alunos dos 2.º e 3.º Ciclos (multideficiência e ensino estruturado).
Estas Valências inserem-se no contínuo de respostas educativas especializadas, disponibilizadas pelo Agrupamento. Um “espaço dinâmico, plural, e agregador dos recursos humanos e materiais, mobilizando para a inclusão os saberes e competências existentes na escola”. (ponto 1 do artigo 13º, Decreto-Lei 54/2018, de 6 de julho).
Constituem objetivos destas VAE os que integram o n.º 6 do art.º 13.º do Decreto-Lei 54/2018, que definem o funcionamento do CAA (objetivos específicos do centro de apoio à aprendizagem).
a) Promover a qualidade da participação dos alunos nas atividades da turma a que pertencem e nos demais contextos de aprendizagem;
b) Apoiar os docentes do grupo ou turma a que os alunos pertencem;
c) Apoiar a criação de recursos de aprendizagem e instrumentos de avaliação para as diversas componentes do currículo;
d) Desenvolver metodologias de intervenção interdisciplinares que facilitem os processos de aprendizagem, de autonomia e de adaptação ao contexto escolar;
e) Promover a criação de ambientes estruturados, ricos em comunicação e interação, fomentadores da aprendizagem;
f) Apoiar a organização do processo de transição para a vida pós-escolar.
Com estes recursos procura-se tornar o ambiente em que os alunos se inserem mais previsível e acessível, ajudando-os a encontrar maior disponibilidade para a comunicação, interação e aprendizagens. Estas respostas educativas visam contribuir para a aprendizagem, melhorar a qualidade de vida das crianças/jovens, aumentando o seu nível de autonomia e de participação na escola, junto dos seus pares, fomentando a sua inclusão na sociedade.
Os nossos profissionais desenvolvem, diariamente, um trabalho de excelência com estes alunos; são pacientes, envolvidos, colaborativos e colocam muito amor e paixão no que fazem. E, sem estes valores não se viam os sorrisos dos alunos e a cumplicidade e a confiança que os pais depositam na escola e nas equipas.
Por tudo isto, muito obrigado a todos!
Luís Malta, Diretor
Cátia Ludovino, Coordenadora da EMAEI
Orlando Rodrigues, Coordenador de Departamento da Educação Especial