0 |
Carrinho de Compras |
Favoritos |
"No futuro, os nossos jovens irão viver com o impacto ambiental das nossas decisões. Eco-Escolas é um ótimo caminho para tornar o comprometimento dos alunos e de toda a comunidade em ações práticas."
Mr. Nicol Stephen, Ministro Escocês para Educação e Jovens
Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE (atualmente designada ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação). Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns, que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente.
Para além do apoio das pessoas e Instituições da Comissão Nacional, o Eco-Escolas conta ainda com a parceria de vários municípios e apoios específicos de mecenas para algumas das suas atividades. Fornece ainda metodologia, formações, materiais pedagógicos, apoios e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola.
Depois de inscritas as escolas da rede recebem um conjunto de informações e orientações facilitadoras da implementação do Programa. A coordenação organiza atividades de formação, como o Seminário Nacional e de divulgação como o Dia Bandeiras Verdes, entre outras. O/A professor(a) coordenador(a) em cada estabelecimento de ensino, é o ponto focal do Eco-Escolas no terreno, sendo da sua responsabilidade a reunião de condições, meios e estratégias para levar a bom termo a implementação da metodologia proposta.
Condições de Participação
O programa pode ser adotado por qualquer escola, desde que se inscreva e utilize a seguinte metodologia:
A escola tem de demonstrar ter seguido a metodologia dos 7 passos:
Deve concretizar pelo menos 2/3 do seu plano de ação.
Realizar atividades no âmbito dos temas-base (água, resíduos e energia) e de pelo menos um dos temas do ano (2023-24: espaços exteriores e geodiversidade).
O plano de ação é desenhado por cada escola e deverá tomar em conta a Agenda de prioridades de ação/intervenção decidida pelo Conselho Eco-Escolas. Em simultâneo as escolas são desafiadas a participar em diversos sub-projetos, que procuram (in)formar e aprofundar e premiar o trabalho no âmbito de temáticas específicas.
"O Programa Eco-Escolas contribuiu para a formação contínua de jovens e adultos mais responsáveis e preocupados com a preservação do Ambiente e do Planeta Terra."
Em Cascais, há 28 Eco-Escolas
O programa Eco-Escolas está de volta.
Durante o ano letivo 2023/2024, 28 estabelecimentos de ensino de Cascais, participaram neste programa, de modo a promover a Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
"Parabéns a todas as Escolas do concelho de Cascais distinguidas com a Bandeira Eco Escolas pela consistência na implementação de práticas amigas do ambiente,” concluiu Frederico Pinho de Almeida, vereador com o pelouro da Educação na Câmara Municipal de Cascais.
O tema para este ano abrange questões cruciais como geodiversidade, espaços exteriores, economia circular, alimentação saudável e sustentável. Temáticas que vão integrar o plano de ação que cada escola deve desenvolver para demonstrar o seu compromisso com a sustentabilidade.
Este desafio ambiental incentiva as escolas a participarem em diversos sub-projetos que visam informar, aprofundar e premiar o trabalho desenvolvido em temáticas específicas, contribuindo assim para a construção de uma comunidade escolar mais consciente e comprometida com a preservação do meio ambiente.
As escolas de Cascais têm participado ativamente no programa Eco-Escolas desde o ano letivo 2008/2009. O programa incentiva ações sustentáveis e reconhece o compromisso das escolas na Educação Ambiental.
O nosso envolvimento…
Agrupamento de Escolas de Alapraia
“Somos parte desta bela e incrível Natureza. Somos a própria natureza. Portanto, preservar é a nossa responsabilidade.”
Rita Padoin
Somos participantes desde o ano letivo 2005/2006 quase ininterruptamente até 2023/2024 (com pausa, apenas, em 2011/2012) e sempre galardoados.
Histórico de participação e Galardão Eco-Escolas
https://ecoescolas.abaae.pt/escola/escola-eb-23-da-alapraia/
Parabéns a todos os que se envolveram ao longo dos anos (alunos, professores, pessoal não docente, pais e autarquia). Ser Eco-Escola é gratificante!
O envolvimento da comunidade escolar com um propósito comum é fundamental para a sustentabilidade do nosso planeta.
Enquanto Diretor do Agrupamento de Escolas de Alapraia, é com enorme orgulho e satisfação que assisto ao hastear das bandeiras nas nossas escolas; momentos inesquecíveis, onde muitos rostos sorriem…
Pelo nosso passado, pelo presente e a pensar no futuro, estou confiante que, no próximo ano, voltaremos a envolver os alunos e os adultos, num propósito comum, para o desenvolvimento sustentável, num claro contributo para a formação de jovens geradores de mudanças e de comportamentos.
Obrigado a todos!
Coordenadora:
Penélope Coelho (3º ciclo)
1º ciclo:
Educadoras e Docentes de todas as EB/JI do Agrupamento.
Escola participantes, anualmente, no Programa:
EB Alapraia
EB JI A.H. de Oliveira Marques
EB Almada Negreiros
EB JI Caparide
EB/JI Hortênsia Diogo Correia
EB JI Manique
JI Bicesse
Público-alvo: Comunidade escolar