0 |
Carrinho de Compras |
Favoritos |
Não existem limites para quem acredita que impossível é apenas uma palavra!
(desconhecido)
FORMAR E EDUCAR
O Desporto Adaptado representa, por um lado, um dos mais importantes fatores promotores do sucesso educativo, inclusão e desenvolvimento psicossocial, e por outro lado, o combate ao abandono escolar e discriminação das pessoas com deficiência. É uma forma importante de integração das pessoas com necessidades especiais de saúde na sociedade. Para além dos benefícios físicos, contribui para o bem-estar emocional, um elemento chave para o desenvolvimento pessoal.
O Desporto Adaptado foi idealizado e concebido com o objetivo de implementar modalidades desportivas para pessoas com e sem deficiência, permitindo a igualdade de oportunidades no que diz respeito ao livre acesso ao desporto e, de igual modo, promover a interação e integração de pessoas com necessidades específicas na comunidade.
O desporto tem o mérito de dar visibilidade às capacidades dos indivíduos e não às suas dificuldades.
A Constituição da República Portuguesa de 1976 consagra, no seu Artigo 79º, o direito à cultura física e ao desporto a todos, aspeto este reforçado pelo Artigo 1.º da Lei n.º 30/2004, de 21 de julho – Lei de Bases do Desporto – que assume o desporto como fator indispensável na formação da pessoa e no desenvolvimento da sociedade, não deixando de se ocupar especialmente da prática desportiva do/a cidadão/ã portador/a de deficiência, como é visível nas determinações constantes nos artigos 5.º, 26.º, 32.º, 70.º e 82.º.
Do mesmo modo, a Lei n.º 38/2004, de 18 de agosto – Lei de Bases da Prevenção e da Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência – faz referência ao valor da prática desportiva para os/as cidadãos/ãs portadores/as de deficiência, nomeadamente no que se refere ao desporto e à recreação como medidas para a habilitação e reabilitação (artigo 25.º). Além disso, estabelece que «cabe ao Estado adotar medidas específicas necessárias para assegurar o acesso da pessoa com deficiência à prática do desporto e à fruição dos tempos livres» (artigo 38.º), incluindo o acesso à prática do desporto de alta competição (artigo 39.º).
Neste enquadramento, a organização da prática desportiva revela-se um instrumento privilegiado de intervenção com portadores/as de deficiência. O universo do desporto subdivide-se em várias vertentes, nomeadamente, educativa, recreativa, terapêutica e competitiva, todas elas aplicáveis às populações especiais, e também todas elas promotoras de integração social.
O desporto tem o mérito de dar visibilidade às capacidades dos indivíduos, e não às suas dificuldades, pois ninguém pratica uma atividade desportiva e recreativa em que não tenha oportunidade de colocar em evidência as suas capacidades.
A nível do próprio indivíduo, poderá contribuir para:
Pode contribuir, também, para o desenvolvimento social:
Permitindo construir uma melhor camaradagem entre deficientes e não deficientes;
Promovendo a integração social de portadores/as de deficiência através da realização de provas com pessoas com deficiência em eventos para pessoas sem deficiência;
Os/As desportistas com deficiência funcionam como modelo de superação dos próprios limites para outros elementos com deficiência, permitindo que estes possam encontrar soluções para as suas próprias barreiras à integração e participação na sociedade;
Despertando um maior interesse da comunidade científica para o estudo das deficiências, sobretudo no que diz respeito às áreas científicas que estudam o comportamento. A partir daí, a intervenção com esta população terá uma mais-valia no que diz respeito à qualidade desta;
Promovendo o desenvolvimento de soluções técnicas e de materiais cada vez mais adaptados, que permitam a atenuação das desvantagens provocadas pelas deficiências.
DESTINATÁRIOS
Alunos dos 1º, 2.º e 3.º ciclos.
RESPONSÁVEL
Prof. José Paulo
OBJETIVOS GERAIS
CONTACTOS
Escola Básica de Alapraia, desportoescolaradaptado@alapraia.edu.pt
HORÁRIOS
Os horários são definidos no início do ano letivo.
INSCRIÇÕES
As inscrições são realizadas no início do ano letivo com o professor.