Intervenção Precoce na Infância de Cascais

O Agrupamento de Escolas da Alapraia é o Agrupamento de referência para a Intervenção Precoce na Infância no concelho de Cascais com sede no Centro de Saúde de Alcabideche. Atualmente é coordenada por uma docente do AE da Alapraia. A ELI de Cascais pertence ao Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI) e integra elementos de três entidades da comunidade: AE Alapraia (Ministério da Educação); ACES Cascais (Ministério da Saúde) e CERCICA (Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social).

 

A Intervenção Precoce na Infância pode ser definida como um conjunto de medidas de apoio da área social, da educação e da saúde, para crianças entre os 0 e os 6 anos e suas famílias, que são disponibilizadas para:
• Melhorar as oportunidades de aprendizagem da criança;
• Fortalecer as competências dos cuidadores;
• Promover os recursos das famílias e da comunidade.

Estas ações devem ser realizadas nos ambientes habituais das crianças promovendo a participação da criança nas experiências de aprendizagem, partindo dos objetivos definidos pela família.

 

Porque a infância, sobretudo a primeira infância, é o período de maior oportunidade para o desenvolvimento, mas também de maior risco, dado que a sua influência se estende ao longo de todo o ciclo de vida (Shonkox, 2010).
O cérebro é mais flexível nos primeiros anos de vida para acomodar toda a informação proveniente do ambiente e das interações, sendo a fase mais indicada para a prevenção e intervenção, no sentido de eliminar e/ou mitigar atrasos no desenvolvimento.

 

 

 

 

 

A Intervenção acontece nos contextos naturais da criança (casa, ama, creche, jardins de infância, outros), durante as rotinas e atividades diárias da criança. Promove as forças da família e as capacidades parentais, bem como assegura o envolvimento da criança em experiências de aprendizagem de qualidade.

 

 

 

 

Para mais informações:

SNIPI – https://snipi.gov.pt/#no-back

AE Alapraia – Video

 

Email: elicascais@gmail.com

 

Comments are closed.