“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.”
Antoine de Saint-Exupéry

EB/JI Hortênsia Diogo Correia

A EB/JI Hortênsia Diogo Correia fica situada na Rua Bento Carqueja, em São Pedro do Estoril, Freguesia Cascais e Estoril, Concelho de Cascais, Distrito de Lisboa e pertencente ao Agrupamento de Escolas de Alapraia.

Situa-se a menos de 100 metros da estação de caminhos-de-ferro e a 350 metros da Avenida Marginal e da praia de São Pedro do Estoril, inserindo-se numa das zonas mais centrais da localidade. A proximidade geográfica com os principais serviços e instituições, assim como com uma zona de algum comércio tradicional, favorece a integração da escola no dia-a-dia da comunidade envolvente. É ainda de salientar o facto de o edifício escolar estar circundado por uma zona habitacional constituída fundamentalmente por moradias e edifícios de grande e médio porte.

O edifício onde funciona a escola é rodeado por uma área vedada polivalente de tamanho considerável. Este espaço é ocupado por um campo de futebol e por dois espaços de baloiços, um para o pré-escolar e outro para o 1º ciclo. É ainda de referir a existência de uma zona coberta onde os alunos se abrigam das condições climatéricas adversas.

Esta escola tem uma população escolar de cerca de cento e trinta e cinco alunos (135) alunos, distribuídos por duas salas de pré-escolar e quatro salas do 1.º ciclo, funcionando em regime normal. Todas as salas do 1.º ciclo estão equipadas com quadro interativo. Na escola existe bastante material manipulável para apoio ao ensino e aprendizagem, especialmente nas áreas de ciências e matemática.

O edifício é de formato retangular, dividido em duas grandes superfícies (plano centenário/moderno). Uma contém quatro salas do 1.º ciclo, um ginásio, uma sala de professores e dois WC para os alunos. A outra superfície é composta por dois andares, sendo que no andar inferior encontram-se as duas salas do pré-escolar, com dois WC para os alunos do pré-escolar e o refeitório. No andar superior situa-se a ludobiblioteca, com uma varanda coberta, uma sala de apoio e dois WC para os professores.

O logradouro tem um campo de jogos/polivalente e um vasto espaço cuidado onde os alunos/crianças brincam ao ar livre de forma não dirigida e estruturada. Aí os alunos convivem uns com os outros e tornam-se crianças saudáveis e mais felizes. Esse espaço exterior beneficia de um terreno de brincadeira apelidado de “Canas” (antigo canavial). Trata-se de um lugar “mágico” onde as crianças vivenciam experiências e aprendizagens ao ar livre.

O corpo docente é formado por quatro professores titulares de turma, duas educadoras de infância, um professor de educação especial, um professor de apoio educativo, uma professora de inglês (comum a outras escolas) e uma professora bibliotecária. O corpo não docente é formado, atualmente, por cinco assistentes operacionais (duas de apoio às salas do pré-escolar e três de apoio ao 1.º ciclo).

O Corpo Docente é constituído por professores criativos, disponíveis, responsáveis e empreendedores, em que os principais objetivos são o bem-estar e o sucesso educativo dos alunos. As Assistentes Operacionais contribuem com dedicação para a presença de um clima harmonioso e de segurança.

A escola oferece Atividades de Enriquecimento Curricular e de Apoio à Família dentro do calendário letivo, bem como nos períodos de interrupção letiva (Natal, Carnaval, Páscoa e férias de verão), com horários a definir anualmente. A responsabilidade pela implementação das atividades é a Associação de Pais (com supervisão da escola) e dinamizadas pela empresa Vitamina.

A escola oferece atividades de enriquecimento curricular (AEC), de componente de apoio à família (CAF) e de animação e apoio à família (AAAF), implementadas e dinamizadas pela Junta de Freguesia de Cascais e Estoril, (com supervisão da escola), dentro do calendário letivo, bem como nos períodos de interrupção letiva (Natal, Carnaval, Páscoa e férias de verão), com horários a definir anualmente.

De salientar que a escola recebe crianças de origens diversas, que exigem um esforço suplementar para poder corresponder às suas necessidades de integração. Com um espírito acolhedor, colaborativo e familiar as nossas crianças são felizes na EB/JI Hortênsia Diogo Correia.

Noticias da nossa escola