“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.”
Antoine de Saint-Exupéry

EB Almada Negreiros

Escola EB Almada Negreiros

 

A Escola EB Almada Negreiros fica situada na Rua da Escola Nova, em Bicesse, Freguesia de Alcabideche, Concelho de Cascais, Distrito de Lisboa e pertence ao Agrupamento de Escolas de Alapraia.

A escola tem uma população escolar de noventa e cinco (95) alunos, distribuídos por quatro salas do 1.º ciclo, com quatro professores titulares de turma, um professor da Educação Especial, um professor de inglês, um coordenador do projeto “Escola a tempo inteiro”, uma bibliotecária que acumula funções com outras escolas do agrupamento e três Assistentes Operacionais. A escola funciona em regime normal.

O estabelecimento é constituído por dois edifícios, um deles de construção moderna sem tipo definido e o outro dos Planos Centenários a que está acoplada uma sala de construção moderna e uma biblioteca/ludobiblioteca. Ambos os edifícios estão instalados no mesmo logradouro.

O edifício de construção moderna tem duas salas de aula, uma cozinha (sem confeção própria) e um refeitório, quatro WC, três pequenas arrecadações e uma sala de professores; o outro é composto pela biblioteca da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e pela ludobiblioteca que serve de apoio às Atividades de Enriquecimento Curricular e Componente de Apoio à Família. O edifício dos Planos Centenários (misto com uma parte moderna) tem duas salas de aula, dois WC e uma biblioteca/ludobiblioteca.

Todas as salas estão equipadas com quadro interativo e na Escola existe bastante material manipulável para apoio ao ensino e aprendizagem, especialmente nas áreas de ciências e matemática.

O logradouro tem um campo de jogos/polivalente, um espaço verde e um vasto espaço cuidado onde os alunos/crianças brincam ao ar livre de forma não dirigida e estruturada. Aí os alunos convivem uns com os outros e tornam-se crianças saudáveis e mais felizes.

O Corpo Docente é constituído por professores criativos, disponíveis, responsáveis e empreendedores, em que os principais objetivos são o bem-estar e o sucesso educativo dos alunos. As Assistentes Operacionais contribuem com dedicação para a presença de um clima harmonioso e de segurança.

Os alunos são o centro de todo o processo educativo, num ambiente de responsabilidade, respeito, autonomia, exigência e inovação pedagógica.

A Escola aposta na utilização das tecnologias da informação e comunicação (robótica, e-manuais, tablets em sala de aula), como forma de motivação e envolvimento dos alunos na aprendizagem.

Valoriza a participação de toda a comunidade educativa, especialmente a família, através do envolvimento em projetos, comemoração de datas festivas e tempos de aula aberta.

A escola oferece atividades de enriquecimento curricular (AEC) e de componente de apoio à família (CAF), implementadas e dinamizadas pela Junta de Freguesia de Alcabideche (supervisionadas pela escola), dentro do calendário letivo, bem como nos períodos de interrupção letiva (Natal, Carnaval, Páscoa e férias de verão), com horários a definir anualmente.

Noticias da nossa escola