EB JI Manique

Caracterização da EB1/JI de Manique

 

 

A EB1/JI de Manique fica situada na Rua da Escola, em Manique de Baixo, Freguesia de Alcabideche, Concelho de Cascais, Distrito de Lisboa e pertence ao Agrupamento de Escolas de Alapraia.

Tem uma população escolar de cerca de cento e noventa alunos (190) alunos, distribuídos por duas salas do pré-escolar e sete salas do 1.º ciclo.

Espaço Interior: pré-escolar, duas salas de aula e quatro casas de banho; 1.º ciclo, sete salas de aula e seis WC. Todas as salas do 1.º ciclo estão equipadas com quadro interativo e na escola existe bastante material manipulável para apoio ao ensino e aprendizagem, especialmente nas áreas de ciências e matemática.

Espaços comuns ao pré-escolar e 1.º ciclo: três gabinetes de apoio (apoio educativo, educação especial, psicologia e outras terapias), sala de professores, Ludobiblioteca/Biblioteca da Rede Escolar, refeitório (vai ter confeção própria) e um pavilhão polivalente.

O logradouro tem um campo de jogos/polivalente coberto e um vasto espaço cuidado onde os alunos/crianças brincam ao ar livre de forma não dirigida e estruturada. Aí os alunos convivem uns com os outros e tornam-se crianças saudáveis e mais felizes.

A escola oferece Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), a Componente de Apoio à Família (CAF) e de Apoio à Família dentro do calendário letivo, bem como nos períodos de interrupção letiva (Natal, Carnaval, Páscoa e férias de verão), com horários a definir anualmente. A responsabilidade pela implementação das atividades é a Junta de Freguesia de Alcabideche (com supervisão da escola).

O corpo docente desta escola é formado por sete professores titulares de turma, dois educadores de infância, um professor da Educação Especial, um professor do Apoio Educativo e um professor de inglês (comum a outras escolas). O corpo não docente é formado por seis assistentes operacionais, duas das quais estão em permanência nas salas do pré-escolar. A escola também dispõe de duas técnicas ludobibliotecárias e uma técnica da Biblioteca da Rede Escolar.

O corpo docente é composto por professores criativos, disponíveis, responsáveis e empreendedores, em que os principais objetivos são o bem-estar e o sucesso educativo dos alunos. As Assistentes Operacionais contribuem com dedicação para a presença de um clima harmonioso e de segurança.

A escola dispõe do serviço de Psicologia, da responsabilidade da Junta de Freguesia de Alcabideche, uma vez por semana, a qual orienta professores, alunos e pais no sentido de promover e melhorar comportamentos e funcionalidades. Este acompanhamento acontece de uma forma híbrida: na escola e/ou na junta de freguesia de forma presencial, ou via online, com as crianças e respetivos familiares.

Na EB1/JI de Manique trabalha-se no sentido de proporcionar aos alunos um ambiente favorável, estimulando o seu desenvolvimento cognitivo e emocional. Pretende-se, ainda, despertar para a aprendizagem de regras cívicas de tolerância, de respeito e onde cresçam laços de amizade e valorização das dimensões relacionais da aprendizagem e dos princípios éticos que regulam o relacionamento com o saber e com os outros.

Noticias da nossa escola