Serviço de Psicologia e Orientação (SPO)

O QUE SÃO OS SERVIÇOS DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO (SPO)?

Os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) são unidades especializadas de apoio educativo, integradas na rede escolar e fazem parte dos Serviços Especializados de Apoio Educativo. Atuam em articulação com os diferentes agentes educativos e com os serviços locais. Acompanham o aluno, individualmente ou em grupo, ao longo da escolaridade básica e secundária e apoiam o desenvolvimento do sistema de relações interpessoais no interior da escola e entre esta e a comunidade.

QUEM PODE RECORRER AO SPO?

Qualquer elemento da comunidade educativa, alunos, pais e encarregados de educação, professores, funcionários e outros agentes educativos do Agrupamento.

ÁREAS DE INTERVENÇÃO DO PSICÓLOGO EM CONTEXTO ESCOLAR

O Psicólogo em contexto escolar intervém a nível psicopedagógico, na observação, avaliação, orientação e apoio dos alunos, promovendo a cooperação de professores, pais e/ou encarregados de educação em articulação com os recursos da comunidade. Este apoio tem como objetivo a colaboração na identificação, análise e resolução de problemáticas, tais como: dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento interpessoal, perturbações de desenvolvimento e personalidade, problemas de comportamento. As ações desenvolvidas no âmbito do apoio psicológico e psicopedagógico, nas modalidades de intervenção individual e de grupo, estão integradas nos métodos diretos e/ou indiretos de intervenção psicológica, podendo assumir um carácter remediativo ou preventivo. Sempre que a problemática identificada exija apoio clínico (Psicologia clínica, Pedopsiquiatria ou outra especialidade) é efetuado o encaminhamento dos alunos..

O SPO assegura na prossecução das suas atribuições, o apoio ao desenvolvimento do sistema de relações interpessoais no interior da escola e entre esta e a comunidade. Desenvolve ações que visem: colaborar, na sua área de especialidade, com os órgãos de direção, administração e gestão da escola; colaborar em ações comunitárias destinadas a eliminar e prevenir o abandono escolar precoce; colaborar, com professores, pais e/ou encarregados de educação e outros agentes educativos, na perspetiva do seu aconselhamento psicossocial e estabelecer articulações com outros serviços especializados de apoio educativo necessários ao desenvolvimento de planos educativos individuais. A intervenção integra métodos indiretos de intervenção psicológica através da promoção de competências, do trabalho em equipa, mobilização de grupos e desenvolvimento de estratégias concertadas e articuladas entre os vários agentes na resolução de problemas da comunidade educativa.

A Orientação Escolar e Profissional tem por objetivo acompanhar o aluno no processo de desenvolvimento da sua identidade pessoal e do seu projeto de vida, nomeadamente ajudar a identificar o percurso formativo mais adequado às suas necessidades e características e apoiar no processo de tomada de decisão vocacional. O SPO tem um papel central na orientação e reorientação dos alunos, em colaboração com outros agentes educativos (professores, pais e/ou encarregados de educação).
A intervenção no âmbito da orientação escolar e profissional abrange com particular incidência os alunos do 9º ao 12º ano, com atividades específicas e diversificadas de acordo com as necessidades.

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO VOCACIONAL 2023/2024

O programa de Desenvolvimento Vocacional “Quem Sou? Para onde vou?” está a decorrer no Agrupamento de Escolas de Alapraia desde o início do mês de janeiro e finalizará no final do mês de maio. O programa de desenvolvimento vocacional é dirigido a todas as turmas do 9ºano. Através dele, procura-se analisar e compreender melhor o desenvolvimento de atitudes e comportamentos que facilitem a gestão das transições ao longo do ensino básico, tais como: o planeamento de carreira, a exploração do conhecimento de si e das oportunidades escolares e profissionais, a promoção do otimismo e da autoconfiança para conseguir lidar com os desafios da carreira.

Este programa constitui, para os alunos do 9º ano, uma nova abordagem relativamente ao processo de tomada de decisão vocacional no final do 3º ciclo e visa atingir os seguintes objetivos:

  • Sensibilizar os alunos para a necessidade de refletir sobre a construção do seu projeto de vida;
  • Contribuir para que os alunos possam construir um projeto de vida assente numa base sólida, fundamentada e realista numa relação proativa entre interesses e sonhos profissionais, competências pessoais, características das saídas profissionais e necessidades do mercado de trabalho;
  • Incentivar à exploração da informação sobre cursos, formações, competências pessoais e profissionais e caraterísticas do mundo escolar e profissional;
  • Promover o sucesso escolar dos alunos;
  • Combater o abandono e o desinvestimento escolar;
  • Promover a relação escola, família, comunidade.

Assim e com base nestes pressupostos, que consideramos essenciais para o desenvolvimento escolar e profissional, todas as turmas do 9º ano, semanalmente e durante um ciclo de 5 sessões, trabalham o seu processo de desenvolvimento vocacional.

No final do programa proceder-se-á a uma nova intervenção com os alunos, a fim de se estabelecer o comprometimento com a decisão vocacional consciente e realista adequada a cada um dos alunos.

O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) do Agrupamento de Escolas de Alapraia, no âmbito do Programa de Orientação Vocacional, prevê também realizar uma sessão de (in)formação destinada aos Pais e Encarregados de Educação dos alunos do 9º ano de escolaridade.

Este será um importante momento de reflexão acerca do processo de orientação vocacional dos seus educandos, onde serão apresentados diversos esclarecimentos sobre a decisão vocacional a tomar e sobre a diversidade de ofertas formativas inerentes ao prosseguimento de estudos para o 10.º ano de escolaridade.

Constituir-se-á como uma importante atividade de promoção do envolvimento dos Pais e Encarregados de Educação na realidade escolar dos seus educandos, incentivando à adoção de uma postura ativa neste momento crucial do percurso académico dos alunos.


O Papel dos Pais no Processo de Orientação

ENQUADRAMENTO LEGAL

Os profissionais dos Serviços de Psicologia e Orientação respeitam, na sua prática, as normas éticas e deontológicas do exercício profissional da Psicologia adotadas pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, nomeadamente, a salvaguarda da privacidade dos alunos e das suas famílias, e o respeito pelas suas decisões.

AUTONOMIA TÉCNICO-CIENTÍFICA

Os profissionais que integram os serviços dispõem de autonomia técnica e científica. O Psicólogo depende do órgão de gestão e administração da escola, sem prejuízo da sua autonomia técnica e do respeito pela sua deontologia profissional.

Legislação – SPO

  • Decreto-Lei nº 190/91, de 17/05 – Cria os Serviços de Psicologia e Orientação e estabelece as atribuições e competências destes serviços. Define genericamente a organização e funcionamento dos SPO e a constituição das equipas técnicas.
  • Decreto-Lei nº 300/97, de 31/10 – Cria a carreira de psicólogo no âmbito do Ministério da Educação e define o seu conteúdo funcional, regras para concursos de afetação, ingresso e acesso.
  • Despacho nº 9022/99, de 06/05 – Publica a rede nacional dos SPO, por Direção Regional de Educação e aprova os territórios educativos abrangidos e os quadros de afetação dos profissionais.

Local de Funcionamento

Agrupamento de Escolas de Alapraia (Escola Sede) – Gabinete (Sala A5)

Horário de Atendimento

2ª Feira

08:30h às 16:30h

3ª Feira

08:30h ás 17:30h

4ª Feira

08:30h ás 15:30h

5ª Feira

08:30h ás 17:30h

6ª Feira

08:30h ás 15:30h